Festival Gosto da Amazônia

Festival Gosto da Amazônia

05/09/2019 | Fonte : cadeg


O festival Gosto da Amazônia, no CADEG, faz parte do projeto que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas no manejo do pirarucu selvagem na Amazônia. Com até de três metros de comprimento e 200 kg, o pirarucu (Arapaima gigas) é o maior peixe de água doce do mundo, encontrado principalmente na bacia Amazônica.

Prática de uso sustentável e gestão participativa do recurso pesqueiro, o manejo comunitário garante a sobrevivência da espécie, a soberania alimentar e renda aos indígenas e ribeirinhos, e contribui para a conservação da Amazônia. Autorizada pelo IBAMA, a atividade é desenvolvida em 34 áreas protegidas e, graças a essa estratégia de conservação, as populações de pirarucu cresceram novamente e a espécie está menos ameaçada.

Para promover o pirarucu selvagem no Rio de Janeiro, chefs da cidade testaram e aprovaram o produto, realizaram oficinas com receitas do peixe para 250 pessoas e foram à Amazônia conhecer de perto o manejo realizado pelos indígenas Paumari, na região do médio Purus. Em seguida, o projeto Gosto da Amazônia marcou presença no Rio Gastronomia, apresentando aos mais de 60 mil visitantes pratos com pirarucu de manejo e outros produtos amazônicos extraídos de forma sustentável.

Agora, chegou a vez do Festival “Gosto da Amazônia: sabor que preserva a floresta”, que traz para o Cadeg, além do pirarucu selvagem, produtos do extrativismo e agricultura familiar que buscam a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida de populações tradicionais, através do uso sustentável e do comércio justo. Pirarucu congelado, castanha do Brasil, café, pó de guaraná, farinhas especiais, óleo de babaçu e óleo de copaíba, entre outros produtos típicos da região, estarão à venda nas lojas do Cadeg durante o Festival, enquanto os restaurantes servirão pratos especiais preparados com pirarucu.

Teremos também aulas com degustação e atrações infantis.

Participe, experimente e aproveite.
E ajude você também a preservar a Floresta Amazônica!

Confira tudo que você encontrará no festival:

 



Voltar



Lojas





Siga nas redes